O que é reprodução assistida?
A reprodução assistida é o conjunto de técnicas médicas para auxiliar a reprodução humana, quando há algo que impeça que seja feita de maneira natural. Ela inclui todos os processos reprodutivos que envolvem a manipulação laboratorial de óvulos, espermatozoides e embriões com o objetivo de gerar e estabelecer uma gravidez.
Para quem é a reprodução assistida?
A reprodução assistida é uma opção válida para pessoas em diversos contextos, sendo os mais comuns entre eles:
- Casais heterossexuais / de biologias opostas com problemas de fertilidade: muitas vezes, o estabelecimento de uma gravidez é dificultado por situações de idade avançada, infertilidade ou condições de saúde desfavoráveis de uma ou ambas as partes.
- Casais homoafetivos / da mesma biologia que desejam filhos: em situações nas quais a família é composta por pais da mesma biologia no nascimento, é preciso recorrer à reprodução assistida para a possibilidade de geração de embriões.
- Pessoas sem parceiro sexual que desejam ter um filho biológico (também chamada de “produção independente”).
- Famílias com doenças genéticas preexistentes que desejam ter filhos sem arriscar sua saúde: as técnicas de fertilização permitem um controle da viabilidade genética dos embriões.
- Pessoas que desejam fazer a criopreservação de gametas (congelamento de material).
Quais são as principais técnicas de reprodução assistida?
Existem duas categorias de técnicas de reprodução assistida:
- Reprodução assistida de baixa complexidade: é quando a fecundação acontece dentro do aparelho reprodutivo feminino, como nas técnicas de inseminação intrauterina.
- Reprodução assistida de alta complexidade: é quando a fecundação acontece no laboratório e os embriões resultantes são colocados no útero materno, como nas técnicas de fertilização in vitro.
São as técnicas de reprodução assistida:
Coito Programado
Técnica de baixa complexidade. Consiste em acompanhar o ciclo menstrual da mulher para determinar o momento da ovulação e, assim, definir o melhor momento para ocorrer a relação sexual visando uma gestação.
Inseminação artificial, ou inseminação intrauterina
Técnica de baixa complexidade. Consiste em estimular a ovulação da mulher por meio de medicamentos e hormônios, e então realizar o colhimento e processamento laboratorial dos espermatozoides. Os melhores espermatozoide são selecionados e inseminados no útero por meio de um cateter.
O procedimento é guiado por uma ultrassonografia, e é completamente indolor. Após um curto período de observação, a mulher recebe alta e após duas semanas realiza o teste de gravidez.
Fertilização In Vitro (FIV)
Técnica de alta complexidade. Consiste em promover a união do espermatozoide com o óvulo em ambiente laboratorial. Os embriões formados são cultivados e selecionados para, em seguida, serem transferidos para o útero.
Existem dois tipos de FIV:
- FIV convencional: Os espermatozoides são colocados por 24h em contato com os óvulos, sem manipulação do embriologista. Após 24h é realizada uma limpeza nos óvulos e verifica-se se a fertilização ocorreu ou não. Os embriões formados são cultivados por alguns dias e então são congelados ou transferidos para o útero. Antes da transferência, é possível realizar uma biópsia para estudo de viabilidade genética.
- FIV por ICSI (Injeção intracitoplasmática de espermatozoides): Um único espermatozoide vivo é injetado no citoplasma do oócito, dentro do óvulo. É muito utilizado em casos de infertilidade por motilidade dos espermatozoides reduzida, falência ovariana e idade materna avançada.
Qual é a taxa de sucesso da reprodução assistida?
A taxa de sucesso varia conforme a técnica realizada, e depende de fatores como idade materna, qualidade ovariana, qualidade do sêmen e outros:
- Gravidez natural (nenhum procedimento): entre 15 a 17%
- Inseminação artificial: 20%
- Fertilização in Vitro: média de 45% (a depender da idade e seleção embrionária)
Estudos mostram que quando realizado biópsia em embriões de mulheres com mais de 38 anos, a taxa de sucesso pode passar de 11% para 40%, e a redução nas taxas de aborto de 22% para 4%.
Tratamento de reprodução assistida: fertilidade e fertilização assistida – em São Paulo
A Dra. Lorena Urbanetz atende pessoas que buscam soluções em reprodução assistida em São Paulo. Estamos no bairro Jardim Paulista. Entre em contato com nossa equipe para agendar um horário.
Leave a Comment